top of page
Buscar

Mexa-se: é mais fácil do que parece


ree

Adotar uma rotina ativa pode parecer difícil para quem está acostumado à inatividade. Mas a boa notícia é que não é preciso começar com treinos extenuantes, estratégias simples, consistentes e acessíveis podem ser o pontapé inicial para transformar esse comportamento.


1. Entenda os riscos do sedentarismo

Vidas sedentárias elevam o risco de problemas graves, como trombose venosa profunda: assistir muita TV cruza esse risco em até 70% maior, em comparação àqueles mais ativos. Além disso, o simples ato de ficar de pé ou caminhar mais já contribui para a perda de peso e melhora a duração da vida [1].


2. Comece pequeno e aumente gradualmente

A Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 150 minutos por semana de atividade moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa, além de exercícios de força duas vezes por semana [2]. Mas o essencial é começar devagar, por exemplo, com 10 minutos de caminhada após o almoço ou tarefas domésticas mais ativas [3].


3. Adicione movimento à sua rotina cotidiana

Simples ações no dia a dia fazem sentido:

  • Caminhar 5 minutos a cada 2 horas.

  • Bicicletas estacionárias, subir escadas em vez de usar elevador.

  • Alongar, erguer os calcanhares ao escovar os dentes ou usar latas de alimento como pesos improvisados.

Segundo estudos, essas pequenas mudanças têm impacto significativo em saúde e mobilidade.


4. Planeje e crie gatilhos para se manter ativo

Um programa com metas adaptadas ao indivíduo, que considere preferências, horários e limitações. E inclua monitoramento, auto-recompensas e apoio social é eficaz para gerar mudanças duradouras [4]. Além disso, ambientes que estimulam a atividade, com promessas como "use escadas", podem influenciar positivamente o comportamento [5].


5. Use apoio social como combustível

Família, amigos ou colegas podem fortalecer a motivação. Compartilhar metas ou ter um parceiro de caminhada ajuda a manter o foco [6][7]. Intervenções em grupo, como caminhadas ou clubes, também potencializam os resultados.


6. Use tecnologia a seu favor

Apps, wearables e alertas procuram lembrar você de se movimentar. Em ambientes de trabalho, lembretes automáticos para se levantar reduzem o tempo sentado em cerca de 38 minutos por dia. Desafios por passos e gamificação também elevam a atividade em até 2.400 passos diários [8].


7. Melhore o ambiente ao seu redor

Viver em bairros com infraestruturas para caminhadas faz com que as pessoas tenham quase 90 minutos a mais de atividade por semana [9]. Pequenas melhorias como calçadas seguras, rampas acessíveis ou trilhas ajudam a reduzir barreiras (e elevar o movimento).


8. Caminhadas curtas: poderoso antídoto para o sedentarismo

Estudos mostram que apenas 10 minutos de caminhada diária em ritmo acelerado pode aumentar a expectativa de vida em até 2,5 anos para homens e 1,4 ano para mulheres [10]. O importante é começar, mesmo que devagar.


Plano prático para começar hoje:

Passo

Ação recomendada

1

Identifique horas de sedentarismo (ex.: trabalho, TV)

2

Insira pausas ativas (caminhe, alongue, suba escadas)

3

Defina metas simples de passos ou minutos por dia

4

Convide alguém para caminhar ou se exercitar com você

5

Use lembretes no celular ou wearables para se movimentar

6

Aumente gradualmente intensidade ou duração conforme conforto


Conclusão


A mudança de um estilo de vida sedentário para ativo não requer um salto radical. Pequenas ações, somadas ao contexto social, estímulos tecnológicos e escolhas inteligentes constroem hábitos duradouros. Se você ainda não se engancha em uma rotina ativa, a hora é agora: cada movimento conta!

 
 
 

Comentários


+55 85 9272-4862

  • Whatsapp
  • Instagram

©2024 Go Mode

bottom of page